4 Principais Mitos sobre Facas
Olá, esse é mais um blog da Acutelaria e vamos falar sobre 4 mitos que estão relacionados as facas. Continue com a leitura e confira o nosso conteúdo.
Você já deve ter ouvido que não podemos comer manga com leite, ou alguma história que depois de algum tempo, descobriu que não era verdade. Isso também acontece no ramo de Cutelaria. As pessoas ficam afirmando tantas coisas de forma constante e acaba que depois de um tempo, vira verdade.
Durante a história, muito foi dito sobre as facas. Embora a maioria dos mitos são falsos, existe uma boa explicação para a criação de muitos deles.
Vamos ao primeiro mito sobre facas.
1. Aço inoxidável não mancha e nem enferruja
O modelo de aço inoxidável não consegue combater 100% as ferrugens e manchas. Mesmo sendo um aço mais resistente a corrosão do que outros aços, ele tem que ser cuidado da forma correta para evitar a corrosão, especialmente após ter sido exposto A água.
2. Algumas facas não precisam ser afiadas
O fato da faca ser boa e não precisar ser afiada constantemente, não quer dizer que ela nunca perca o fio, isso não existe. Os modelos de facas mais resistentes tem a tendência de serem mais complexas de serem afiadas por conta materiais em que são fabricadas.
Se alguém lhe oferecer uma faca que nunca perde o fio, desconfie.
3. Facas forjadas são mais robustas
Antigamente, o aço em sua forma mais robusta, tinha grandes impurezas. No processo de forjamento, eliminou muitas delas, produzindo um material mais congruente, auxiliando o cuteleiro, criar a lâmina da faca.
De certa forma, foi um mito fundamentado na verdade, mas com o desenvolvimento industrial da produção de aço e de técnicas de confecção, isso não passa de um mito.
4. Têmpera Mágica ? Não existe
No meio da Cutelaria, dizem que fabricar têmpera em noites com luas especiais ou utilizando urina, vinho sangue, entre outras substâncias, podem otimizar a qualidade da lâmina no seu potencial de corte. Isso não é verdade!
Esse mito vem da antiguidade, quando as pessoas tinham apenas algumas substancias para fabricar a têmpera do aço e utilizavam isso a favor para agregar mais valor nas facas.
Continue acompanhando nossos blogs. Até o Próximo!!!!