Design e Formas das Lâminas

Formas das Lâminas

A faca pode ser uma das principais ferramentas na história da humanidade. Ela evoluiu com os humanos para auxiliar seu trabalho e garantir sua sobrevivência. Portanto, muitos tipos de formas geométricas de faca surgiram e há diferenças em alguns aspectos. As lâminas são concebidas de forma a poderem ser adaptadas a diferentes utilizações, porque, como qualquer ferramenta, precisam de trabalhar com a maior eficiência para atingir o fim a que se destinam.

Ao longo da história, os mais diferentes designs de lâminas foram desenvolvidos em diferentes culturas. Abaixo, listamos os designs de lâmina mais e mais usados ​​para ajudá-lo em suas viagens de talheres.

Normal ou Reta

Este tipo de lâmina possui bordas curvas e costas retas. A curva da borda permite que o operador concentre a força nas costas com os dedos, tornando o corte muito eficaz, pois a força está concentrada em uma pequena área. Quase todo o comprimento da pastilha possui uma aresta de corte. Muito utilizado em facas de cozinha.

Curva

A ponta da faca é dobrada para cima, para que a faca leve tenha uma área de corte maior onde a força é aplicada. É uma lâmina leve, otimizada para filetagem ou fatiamento. Por possuir uma grande área de corte e ser conveniente para o processamento de couro, é sempre utilizada para facas de skinners

Ponto de Corte

É uma lâmina comum, mas a ponta nas costas é um “clipe” ou forma côncava, que geralmente é fina e muito afiada. O clipe geralmente tem um fio falso que pode ser afiado para formar uma segunda lâmina. A ponta é usada para perfuração e penetração, o que é agravado por fios falsos. A famosa faca Bowie é um exemplo.

Drop Point

Possui uma curva convexa em direção à ponta. Eles têm menos perfurações do que as lâminas e formatos de “ponto de corte”, mas são mais equilibrados do que as lâminas retas. Eles são uma boa escolha para facas utilitárias que requerem alta resistência e baixa penetração. Facas de caça modernas, canivetes “bush” e canivetes suíços, todos têm este formato.

Ponta de Lança

Possui um desenho convexo simétrico na linha central ao longo de seu eixo. Pode ter uma ou duas pontas afiadas. Comumente encontrado em punhais ou outras lâminas de geometria simétrica.

Needle Point

São lâminas que convergem simetricamente para a ponta e são comuns em facas de combate, como a inglesa “Fairbairn-Sykes”. Sua ponta cônica pode fornecer boa penetração, mas é fácil de torcer durante o uso. Seu design também é chamado de “estilete” ou “adaga” porque é uma ferramenta de perfuração, mas também pode ser cortada.Spay Point

Esse formato é característico da faca fundida animal, seu dorso começa reto e se quebra repentinamente no gume, dificultando a penetração e tornando-o mais adequado para a pele.

KAMASU KISSAKI ou americano TANTÔ

Esta lâmina é uma faca de estilo ocidental japonês com uma ponta única em forma de cinzel. É uma lâmina muito forte, semelhante a outros estilos de lâminas japonesas, como Katana ou Wakisashi. O Tantô ocidentalizado pode formar um dorso curvo ou mesmo pontiagudo próximo à ponta, e tem sido amplamente utilizado em facas táticas e de combate.

SHEEPSFOOT

Este tipo de desenho de lâmina apresenta uma curva acentuada em sua parte traseira perto da ponta em direção à borda. As costas podem apoiar melhor os dedos, proporcionando melhor controle para o operador. Seu nome vem da semelhança com o desenho do casco da ovelha. No passado, era usado por marinheiros porque o ponto baixo ajudava a evitar acidentes causados ​​pelo tremor do navio.

Walcliffe

Semelhante ao pé de um cordeiro, a curvatura de suas costas é diferente. A curvatura das costas começa perto da alça, enquanto a curvatura em direção à ponta é menor. Foi usado em armas antigas, como a espada Viking. Este tipo de lâmina pode produzir facas finas com excelentes resultados de corte. resposta

Coping

Uma lâmina estreita com cantos pontiagudos, quase como uma lâmina de ferradura em miniatura, projetada para lugares estreitos ou padrões curvos (como serras), mas sem dentes.

Nesmouk

Também conhecida como “nariz de touro”, esta lâmina é muito adequada para atividades ao ar livre. Possui um desenho curvo e muito especial, com uma lâmina fina, sem escudos ou riquezas. A “saliência” próxima à ponta é sua principal característica. Bastante simples, sua principal vantagem é a espessura fina da lâmina, que fica muito afiada após o afiamento. Existem centenas de variantes de cada tipo mencionado acima, bem como outros designs de lâmina não mencionados, mas em geral, estes são os mais fáceis de encontrar. Portanto, ao comprar ou produzir facas, é muito importante entender as características que definem o seu estilo, tamanho, espessura da lâmina, composição do aço e cabo e a forma que você escolhe para a lâmina.

1 Comment

  • Excelente conteúdo. Já fui na sua loja também. Estão de parabéns!! Produtos excelentes com ótimos preços.

    Posted outubro 9, 2021

Comments are closed.

Instagram

@acutelaria

Twitter

@Acutelaria

Facebook

Acutelariacom

YouTube

Acutelaria

Acutelaria Blog© 2024. Todos os direitos reservados. Design by SEODigital.